O Março Verde é o mês que abriga o Dia Nacional de Conscientização da NMOSD em 27 de março.
Para celebrar esta data a Associação Brasileira de Neuromielite Óptica (ABNMO), com apoio da biofarmacêutica Amgen e da Comunidade NMO, lançou o projeto Conexões Verdes para divulgar a causa e promover conexão entre os principais agentes mobilizadores da NMOSD no Brasil.
Foram várias iniciativas para conscientizar sobre a doença e enfatizar a importância do reconhecimento precoce dos sintomas e acesso aos tratamentos apropriados.
“É fundamental desenvolvermos iniciativas que aumentem a conscientização tanto da sociedade quanto da classe médica, facilitando diagnósticos precoces e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, fala Cleide Lima, presidente da ABNMO.
Entre elas seminários para profissionais da saúde primária, palestras de conscientização, caravanas para chamar atenção para a doença, distribuição de materiais informativos e encontros de pessoas que convivem com NMOSD para compartilhar informações e tirar dúvidas sobre tema.
A conscientização sobre a NMOSD não se limita apenas ao Março Verde, mas se estende ao longo de todo o ano, com o objetivo de criar uma rede de apoio contínua e informada que possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição.
Portanto, a mobilização da sociedade, incluindo profissionais de saúde, organizações, pacientes e seus familiares, é fundamental para garantir que o conhecimento sobre a doença seja disseminado amplamente e que os recursos necessários para o cuidado e tratamento estejam acessíveis a todos que necessitam.
“Quem convive com a NMOSD está desassistido de uma política pública que atenda às necessidades clínicas e sociais. A nossa dedicação é para que esses pacientes sejam vistos, ouvidos e apoiados de forma que a doença tenha o menor impacto possível em sua saúde física e mental. E para isso precisamos do apoio da sociedade civil, da classe médica e líderes políticos”, explica Cleide Lima.