Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece na ABNMO

Conexões Verdes no Março Verde 2024

Capa Conexões Verdes

O Março Verde é o mês que abriga o Dia Nacional de Conscientização da NMOSD em 27 de março.

Para celebrar esta data a Associação Brasileira de Neuromielite Óptica (ABNMO), com apoio da biofarmacêutica Amgen e da Comunidade NMO, lançou o projeto Conexões Verdes para divulgar a causa e promover conexão entre os principais agentes mobilizadores da NMOSD no Brasil.

 

Conexões verdes 07

Foram várias iniciativas para conscientizar sobre a doença e enfatizar a importância do reconhecimento precoce dos sintomas e acesso aos tratamentos apropriados.

Conexões Verdes 08

“É fundamental desenvolvermos iniciativas que aumentem a conscientização tanto da sociedade quanto da classe médica, facilitando diagnósticos precoces e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, fala Cleide Lima, presidente da ABNMO.

 

Conexões Verdes 09
Conexões Verdes 10

Entre elas seminários para profissionais da saúde primária, palestras de conscientização, caravanas para chamar atenção para a doença, distribuição de materiais informativos e encontros de pessoas que convivem com NMOSD para compartilhar informações e tirar dúvidas sobre tema.

Conexões Verdes 12

As ações ocorreram na Paraíba (em Campina Grande, João Pessoa), Rio Grande do Norte (Natal), Belém do Pará, São Paulo, Sergipe (Aracajú), Ceará (Fortaleza) e Bahia (Salvador).

A conscientização sobre a NMOSD não se limita apenas ao Março Verde, mas se estende ao longo de todo o ano, com o objetivo de criar uma rede de apoio contínua e informada que possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição.

Portanto, a mobilização da sociedade, incluindo profissionais de saúde, organizações, pacientes e seus familiares, é fundamental para garantir que o conhecimento sobre a doença seja disseminado amplamente e que os recursos necessários para o cuidado e tratamento estejam acessíveis a todos que necessitam.

Conexões Verdes 14

“Quem convive com a NMOSD está desassistido de uma política pública que atenda às necessidades clínicas e sociais. A nossa dedicação é para que esses pacientes sejam vistos, ouvidos e apoiados de forma que a doença tenha o menor impacto possível em sua saúde física e mental. E para isso precisamos do apoio da sociedade civil, da classe médica e líderes políticos”, explica Cleide Lima.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Pular para o conteúdo