O que é NMO?
A Neuromielite Óptica, NMO, ou Doença de Devic, é uma patologia neurológica rara, grave, autoimune, degenerativa e inflamatória do sistema nervoso central que acomete principalmente a medula espinhal e os nervos ópticos. Ela pode levar à cegueira parcial ou total, paralisia ou disfunção dos membros inferiores, superiores e alguns órgãos importantes como a bexiga, por exemplo. A frequência da NMO é geralmente semelhante em todo o mundo, e sua prevalência relatada varia amplamente em diferentes pesquisas entre 0,5 e 10 pessoas a cada 100.000 indivíduos. Há uma aparente predileção feminina como nas outras doenças autoimunes. Nas formas mais recorrentes da doença (80%-90%), a proporção geral de pacientes do sexo feminino é de 5 a 10 para cada homem acometido. Os principais sintomas da NMO são geralmente a neurite óptica recorrente e a inflamação na medula espinhal, ou mielite, considerada extensa em comparação à esclerose múltipla. A NMO se distingue da esclerose múltipla e demais doenças desmielinizantes do sistema nervoso central pela existência de um anticorpo, o anti-aquaporina 4 (AQP4-IgG), que pode ser testado em exame laboratorial. Aproximadamente 20% dos pacientes com NMO, e as formas consideradas dentro do “espectro” da doença, testam negativo para a AQP4-IgG, considerados sorologicamente negativos para este teste. Neste caso, uma parte tem anticorpos contra um outro alvo no sistema nervoso central, a MOG (glicoproteína de mielina de oligodendrócitos) ou então possui anticorpos não reconhecíveis. Como a NMO geralmente tende a atacar primeiro os nervos ópticos, a medula espinhal e o tronco cerebral, pode causar diretamente deficiência visual, paralisia dos membros e até disfunção para deglutir ou tossir. Tais déficits neurológicos levam à mobilidade limitada e tosse prejudicada, afetando adversamente as funções pulmonares e aumentando o risco de infecções.
Como a NMO afeta o corpo
Uma vez instalada a inflamação da medula espinhal e/ou do nervo óptico, o organismo da pessoa deixa de funcionar como antes. Em cada indivíduo a NMO se manifesta com uma intensidade diferente e traz consigo quadros que podem afetar desde a sensibilidade e força dos membros inferiores e/ou superiores à disfunções nos intestinos e bexiga, além de perdas visuais, dentre outros sintomas. Como a doença atinge cada pessoa com um impacto diferente, é também individual a permanência ou não das disfunções, chamadas de sequelas. Dependerá do grau de lesão e em que lugar foi a lesão. Só seu/sua médico/a neurologista poderá avaliar o que efetivamente aconteceu com você e quais as chances de melhoras. Como a doença progride ou regride em uma pessoa não quer dizer que será do mesmo modo em outra. O diagnóstico geral é o mesmo, Neuromielite Óptica, mas a evolução é totalmente individual.
Os Sintomas mais comuns
A NMO tem sintomas diversos e uma pessoa pode manifestar apenas um, alguns deles combinados ou todos, dependendo do grau de inflamação ou lesão e por quais partes do corpo estão. Alguns dos sintomas são:
• Soluços
• Vômitos e náuseas
• Dor ao movimentar os olhos
• Alterações na visão
• Perda de força, dormência ou paralisia das pernas e/ou braços
• Alteração do controle da urina e das fezes
• Espasmos musculares dolorosos
Em caso de um desses sintomas ou vários associados, é importante procurar um neurologista o mais rápido possível para avaliação. Os sintomas se instalam em geral de forma aguda, ao longo de poucos dias. O tratamento adequado rápido pode evitar sequelas. Procure logo um médico.